Relacionamento entre irmãos: como promover o respeito e o companheirismo

As relações afetivas entre os familiares são fundamentais no delineamento dos traços de personalidade e comportamentos de uma pessoa. O relacionamento entre irmãos tem relevância particular, já que a proximidade entre eles favorece a formação de vínculos duradouros baseados no respeito e companheirismo, atributos que repercutem em suas outras interações.

Veja algumas dicas de como fortalecer esse vínculo:

1. Fortaleça o vínculo fraterno

Possibilitar formas de estreitar o vínculo entre irmãos tende a fortalecer essa relação.

Assim, a família pode criar situações nas quais os irmãos atuem em conjunto, como o desenvolvimento de tarefas cotidianas, participação em brincadeiras e compartilhamento de brinquedos, realização de passeios, execução de afazeres escolares e prática de atividades físicas.

Estando juntos, os irmãos se tornam cada vez mais companheiros um do outro.

2. Atue com imparcialidade

Pessoas têm temperamentos e pontos de vista diferentes. Por isso, seja na infância, adolescência ou fase adulta, irmãos brigam.

Para evitar a comparação, competição e suas consequências, é fundamental que a família seja imparcial, trabalhando sempre com valores em vez de compensação e punição conforme o modo de agir dos filhos, o que evita disputas e frustrações.

3. Ensine e dê exemplo de tolerância e respeito

É de suma importância que a família mostre ser possível haver discordância e ainda assim existir um ambiente harmônico.

O próprio exemplo e o estímulo à escuta e compreensão da opinião do outro, fazem com que as crianças assimilem e internalizem esse comportamento.

4. Estimule a resolução autônoma de conflitos

Mesmo havendo amor, tolerância e respeito, é muito provável que haja conflitos na relação entre irmãos.

Nessa perspectiva, vale a pena que a família aposte no diálogo com e entre os filhos, para que sejam resolvidas as diferenças.

O estímulo da autonomia na resolução de um conflito, por exemplo, leva a um amadurecimento entre os irmãos e em uma relação baseada na confiança e na solidariedade, já que um pode ajudar o outro a entender seu modo de ver e atuar no mundo.

Fonte: Escola da Inteligência