Faça um Tour!

Meu filho é tímido. Como ajudá-lo?

Seu filho se esconde atrás de você quando conhece alguém novo ou tem dificuldade de fazer novas amizades na escola? Leia os conselhos de outras mães e da psicóloga Vera Zimmermann, especialista em comportamento infantil, e saiba como ajudá-lo a lidar com a timidez

O QUE DIZ A ESPECIALISTA
Olhar cuidadoso
Antes de tudo, saiba que é bastante comum que até os 3 ou 4 anos as crianças sejam um pouco mais retraídas e se sintam desconfortáveis quando estão em ambientes novos ou com pessoas pouco conhecidas. Esse é um comportamento natural da faixa etária, afinal, elas ainda estão se descobrindo e aprendendo a reconhecer o que é ou não perigoso. O importante é sempre prestar atenção para que isso não comece a atrapalhar o desenvolvimento e a vida social da sua filha. Se ela brinca, tem amigos, faz as tarefas esperadas para a idade, mas, mesmo assim, tem um jeito mais introspectivo e retraído, não há motivo para se preocupar. A timidez é isso mesmo: dentro de casa a criança costuma ser ativa e tagarela, mas quando chega a um lugar novo, se mostra mais reservada e calada.

Agora, se ela costuma evitar pessoas que se aproximam ou não participa de atividades com outras crianças, por exemplo, a dica é tentar entender o que está motivando esse comportamento e, se for o caso, conversar com um especialista. Fora isso, evite rotulá-la ou cobrá-la para que seja mais solta e sociável. Ser mais reservada é uma característica da personalidade dela, e mudar isso está fora do nosso controle. Não podemos criar expectativas e esperar que os nossos filhos sejam crianças tão ou mais expansivas do que nós fomos.

Fonte: Revista Crescer

ESTAMOS BEM AQUI

Rodovia Arquiteto Helder Cândia Nº 101 - Jardim Ubirajara, Cuiabá - MT