A importância da participação dos pais na vida escolar

Quando a criança percebe que os pais se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares, ela sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima. Essa demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem.

Ao entrar na escola, traz consigo experiências adquiridas no convívio que lhe permitirão formar uma determinada visão sobre si, o que significa uma ampliação no âmbito de relações. Na escola a criança conhecerá outras da sua idade, com as quais deverá compartilhar uma parte de suas experiências, além de estabelecer relações com adultos que não que não pertence a sua família.

COMO PARTICIPAR
Quando os pais são presentes e acompanham o crescimento educacional dos filhos dia a dia, suas habilidades sociais aumentam e a chance de problemas comportamentais diminuem. Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade em fazer amigos elas terão!

Participar envolve conversar sobre escola, visitar o local, se envolver com as lições e os trabalhos, e incentivar o processo educacional em casa. Tudo isso pode contribuir para suas habilidades sociais. Isso porque a participação familiar na vida escolar dos filhos leva-os, entre outras coisas, a demonstração de um maior autocontrole e a manifestação de um comportamento cooperativo.

Fonte: Sempre Família